terça-feira, 21 de abril de 2009

O Projeto Sonoro

Olá a todos!

Nesse post explicarei umpouco do projeto sonoro do nosso game, que aliás, já tem nome! Chama-se ES-05! (abreviação de Estação Solar - 05).

Para não ficar um texto chato e monótono, dividirei o post em 3 tópicos, explicando apenas o que é mais relevante para todos.


MÚSICA E AMBIÊNCIA:

Como o jogo possui um clima de suspense, optei por não fazer o uso direto de músicas propriamente ditas. Estas, terão aparição apenas no início e no fim do jogo, sendo elas músicas próprias.

Para o decorrer do jogo, no lugar de músicas, serão usados sons predominantemente graves e lentos, algumas vezes em loop, que serão a chave para criar o clima de suspense e mistério. Além destes, existirão todos os sons ambientes que mudam de acordo com o cenário em que o jogador está. Sons de máquinas, computadores, e sistemas elétricos são exemplos de sons que aparecerão com frequencia.
Por outro lado, além de salas com diversos sons, existirão também casos em que o silêncio será maior. Esta será outra alternativa usada de acordo com a necessidade. Neste caso, o jogador é remetido a uma situação onde algo esta prestes a acontecer além de criar também uma grande tensão.

FALAS:

Nosso jogo conta com falas de acordo com o progresso do jogador. Elas são muito importantes para passar umpouco da narrativa e para guiar o jogador, dando-o noção do que está acontecendo.
Fui muito discutido durante a criação do PDP, se o jogo contaria com gravações de falas ou se seriam apenas textos. A principio, queríamos gravar falas para os principais personagens e fazer uso de algum software ou instrumento para criar também falas com vozes de robôs. Porém a decisão final foi de que serão apenas textos, infelizmente. O motivo principal é que foi imposto um certo limite de tamanho que devemos tentar não ultrapassar, de 5 megabytes. Como nosso projeto esta MUITO extenso segundo nosso orientador, um dos nossos grandes objetivos é economizar espaço o máximo possível, para não terminar com um game de tamanho muito grande.

SONS CARACTERÍSTICOS:

Algo muito interessante que será usado no game são sons característicos para cada tipo de inimigo. Existe uma lista de robôs inimigos que criamos. Cada um desses robôs além de possuir especialidades diferentes, também terá sons característicos. Desta forma, o jogador consegue saber, após uma certa experiência, que tipo de robô está se aproximando mesmo sem vê-lo, dando-o a chance de antecipar sua estratégia.
Um famoso game que faz uso desta dinâmica é o Left4Dead.


Bom, acho que é isso! Qualquer dúvida pode ser postada aqui comentário ou enviada para sgames.prod@gmail.com que responderemos.

Abraços !


- por Dhiego Guimarães

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